Passo a passo para abrir um escritório de advocacia

Após a conclusão da graduação, é muito comum que os novos profissionais tenham uma série de dúvidas sobre como estabelecer um escritório de advocacia. Essas dúvidas não se limitam apenas aos processos burocráticos, mas também abrangem estratégias essenciais. Deve-se optar por um escritório individual ou buscar parceiros? É necessário elaborar um plano de negócios? A assistência de um contador é imprescindível?

Neste guia, abordaremos todas as suas incertezas e, ao final deste artigo, você estará pronto para dar o passo mais significativo em sua carreira!

Quem pode abrir um escritório de advocacia? A existência legal de um escritório de advocacia está sujeita a requisitos específicos. A Lei nº 6.839/1980, por exemplo, estipula que é fundamental ter inscrição nos órgãos de classe da categoria correspondente à área de atuação do escritório. Portanto, o profissional deve possuir inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Passo a passo para a criação de um escritório de advocacia Supondo que você cumpra com o requisito legal mencionado anteriormente, apresentaremos um guia simplificado que o ajudará na empreitada de estabelecer seu escritório:

Passo 1. Área de atuação

O campo do Direito oferece inúmeras especializações. Geralmente, os advogados escolhem suas áreas de atuação com base em afinidades pessoais. No entanto, a seleção da área de atuação do escritório deve ser feita com extrema cautela, pois isso influenciará a definição da “missão” do escritório e terá repercussões em toda a estratégia.

A missão do escritório é, essencialmente, sua razão de existir. Ela desempenhará um papel fundamental na definição de objetivos, metas e ações dentro de um plano de negócios e de marketing.

Passo 2. Análise de mercado

Após a escolha da área de atuação, é essencial realizar uma análise de mercado. Isso permitirá que você compreenda a situação econômica da área em que deseja atuar. Além disso, ajudará a definir o perfil do seu público-alvo e a identificar os concorrentes, bem como suas vantagens e desvantagens.
Essas informações são cruciais para lançar seu escritório no mercado apropriado, com diferenciais competitivos e uma mensagem que impacte o público-alvo desejado.

Passo 3. Parceiros

A escolha de parceiros é uma etapa crucial para qualquer escritório. Afinal, esses parceiros serão seus companheiros na jornada empreendedora. Portanto, a seleção deve ser feita com cuidado, com base em critérios relevantes.

É fundamental que haja afinidade de valores entre os sócios. Além disso, é necessário que um complemente a área de atuação do outro para que o escritório possa oferecer serviços abrangentes. O valor de investimento que cada sócio poderá aportar também deve ser levado em consideração.

Passo 4. Planejamento financeiro

A elaboração de um plano financeiro é essencial para compreender os custos de estabelecer um escritório de advocacia e projetar receitas e despesas a curto, médio e longo prazo. Este documento envolve ferramentas contábeis e administrativas que servirão como base para decisões estratégicas mais seguras.

Para criar um plano eficaz, é importante definir objetivos e metas, avaliar a situação financeira atual, identificar todas as despesas e custos, criar um orçamento e registrar todas as transações financeiras.

Passo 5. Localização

Após conduzir uma análise de mercado, tendo em mente o seu público-alvo, a escolha da localização do escritório deve ser cuidadosa. Por exemplo, se seu escritório atenderá clientes de classe social A, não seria adequado situá-lo em um bairro habitado predominantemente por pessoas de classe social C. A localização deve ser estratégica e alinhada com seu público-alvo.
Além disso, com a crescente adoção do trabalho remoto devido à pandemia do coronavírus, muitos advogados optaram por atender seus clientes de casa. Outra alternativa é o trabalho home office, com reuniões presenciais realizadas em espaços de coworking. Isso permite economizar nos custos associados a uma estrutura física de escritório de advocacia.

Passo 6. Equipe

Durante o planejamento da abertura do escritório, é benéfico desenvolver um organograma que represente a estrutura organizacional do escritório, definindo cargos, funções e fluxos de trabalho. Esse organograma facilita a definição dos custos iniciais com a contratação de colaboradores e contribui para a organização da equipe.

Além disso, ao estabelecer uma sociedade, os advogados têm vantagens na contratação de outros profissionais. Nesses casos, além de contratar colaboradores comuns, é possível contratar advogados associados, o que reduz os custos trabalhistas e pode ser uma excelente opção para iniciantes.

Passo 7. Marketing

A expressão “quem não é visto, não é lembrado” é particularmente relevante na era da conectividade. Em vez de distribuir panfletos, é essencial desenvolver uma estratégia de marketing digital que esteja em conformidade com as diretrizes éticas da OAB.
A presença online permite que seu escritório se conecte diretamente com clientes em potencial, desde que haja investimento e cumprimento das normas do código de ética.

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